As equipas de andebol e de futsal do Sporting farão a sua apresentação oficial aos sócios e adeptos sportinguistas no Troféu Francisco Stromp, que se realizará no próximo dia 23 de Agosto, no Pavilhão Paz e Amizade em Loures. Os comandados de Branislav Pokrajac são os primeiros a entrar em campo, tendo como adversário o Belenenses. A partida está agendada para as 19h45. Os bi-campeões nacionais de futsal entram de seguida. A sua apresentação contará com um jogo frente a equipa russa do Novaya, pelas 21h45. As portas do pavilhão estão previstas abrirem pelas 18h45. Os ingressos terão os seguintes preços: 5 euros (sócios); 9 euros (não sócios) e 3 euros (sócios sub-17 e com mais de 65 anos). A entrada é livre para os detentores da Gamebox modalidades. O eterno Francisco Stromp Francisco Stromp adoeceu aos 3 anos de idade e os médicos aconselharam a família a sair de Lisboa, uma vez que Francisco precisava de ar livre. Nas proximidades da sua casa havia o Lumiar, para onde a família se mudou. Os anos foram passando e Francisco acabou por se tornar amigo de José Alvalade com o qual fundou o Sporting Clube de Portugal, no ano de 1906. Francisco chegou a desempenhar funções de vice-presidente do Clube. Foi com 16 anos de idade que Francisco se estreou na equipa principal do Sporting (1908), onde se manteve até à época de 1923/24. O sportinguista foi o Capitão Geral do Clube, numa altura em que não existia a figura de treinador. Era ele que comandava a equipa e decidia quem ia jogar. Enquanto atleta actuava na posição de médio direito e avançado centro e representou vários escalões das Selecções de Lisboa. Foi também um atleta ecléctico, como o seu irmão António Stromp, tendo sido campeão nacional de lançamento do disco. Francisco Stromp faleceu a 1 de Julho de 1930, por vontade própria. Na agonia duma doença grave, aos 38 anos de idade, o «leão» escolheu o dia em que o Sporting celebrava os 24 anos de existência, para se levantar cedo, tomar o caminho da Estação de Comboios de Sete-Rios e, quando se apercebeu do comboio, despiu o casaco correndo na sua direcção de braços abertos. Assim se suicidou o primeiro grande capitão e treinador do Sporting que ficou, para sempre, perpetuado como o sócio número três da família «leonina». Ricardo Tomás: Este era um dos compromissos eleitorais do actual Conselho Directivo que, na pessoa de Ricardo Tomás, espera “ficar com o troféu em Alvalade, como todos os outros que vamos disputar esta temporada”. A terminar, o dirigente apelou aos sócios e adeptos “para que participem neste grande dia de apresentação das equipas de futsal e andebol e que aproveitem para adquirir as suas Gamebox que estarão à venda nas bilheteiras do pavilhão”. Fonte: Sporting.pt
Francisco Stromp nasceu em Lisboa, no dia 21 de Maio de 1892 e é dos maiores símbolos do Clube de Alvalade.
Com o emblema do «leão» ao peito, Stromp disputou mais de cem jogos na categoria de honra, e foi o «capitão» de equipa durante dez anos, conquistando o título de Campeão de Portugal na época de 1922/23. Francisco Stromp foi ainda quatro vezes Campeão de Lisboa.
‘Recuperar valores do passado’
O vogal do Conselho Directivo do Sporting, Ricardo Tomás, falou da importância do primeiro Troféu Francisco Stromp. “O objectivo principal foi o de criar uma competição organizada pelo Sporting, no decorrer da pré-época, onde fosse evocado o eclectismo do Clube. Com este troféu procuramos homenagear a tradição ecléctica do nosso Clube, recuperando um pouco do passado. Escolhemos o nome de Francisco Stromp porque ele representa isso mesmo. Foi fundador do Clube, Capitão Geral do Sporting e foi campeão em mais do que uma modalidade. Com o nome de Francisco Stromp queremos recuperar valores do Sporting para os dias de hoje e transmiti-los para o futuro”.