O antigo defesa central António Morato não vê mais-valia no futebol de Onyewu, exceptuando no jogo aéreo. No conjunto dos quatro centrais, não vê complementaridade nas duplas.
Morato via com bons olhos a contratação de um novo defesa: “Poderão vir os centrais novos a dar alguma mais-valia ao Sporting, mas neste momento não vejo qualquer mais-valia, alguma talvez no jogo aéreo, visto que o americano tem a estatura que tem. Mas já digo como os brasileiros: A bola é feita da pele da vaca, a vaca come erva e a bola é para jogar no chão. A maior parte dos golos do Sporting são pelo chão e é natural que o Sporting procure mais um central porque as coisas não estão bem. Temos um rápido que é fraco no jogo de cabeça, temos um alto que é lento, temos um que é meia coisa. Não há um a complementar o outro. Se formos a ver centrais que tenham vingado no futebol europeu com 1,96m há muito poucos, ou talvez nenhum, não me lembro”, considera Morato.
Olhado para a pré-temporada realizada, António Morato não vê razões para a nação sportinguista estar optimista: “Nenhum sportinguista neste momento estará satisfeito. Uma coisa é jogar com equipas da terceira e quarta divisão de outros países e depois passar um pouco mais para a realidade do futebol europeu acima da média. O Sporting não jogou com equipas por aí além, jogou com equipas acima da média, e perdeu”, diz.